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Olá estimado leitor(a).
Vamos iniciar o ano tratando de aspectos técnicos que estão relacionados ao sistema de transmissão.
Pois bem, sabemos que a transmissão desempenha um importante papel para o bom funcionamento dos veículos. Dada tamanha importância, esse sistema vem, ao longo do tempo, sofrendo constante evolução e aperfeiçoamento. Isso tudo com o objetivo de elevar o nível de conforto e aumentar, cada vez mais, a performance da transmissão em todos os sentidos.
Para que possamos nos situar nesse “mundo” vamos dividir os câmbios em 4 categorias básicas:
Os câmbios mecânicos (que já sinalizam sua queda no mercado automotivo), os câmbios automáticos, os câmbios automatizados e os câmbios do tipo CVT.
Cada um deles possui características próprias de funcionamento, desempenho, vantagens e desvantagens. Justamente por essa grande diversidade é que os profissionais têm dificuldades, muitas das vezes, para explicar, quando questionados, como funciona cada um deles.
Pensando nisso, é que resolvi dedicar algumas edições para explicar quais as peculiaridades de cada uma das categorias citadas acima.
Vamos iniciar pelo câmbio mecânico:
Esse tipo de câmbio foi (e ainda é) amplamente empregado nos veículos de maneira geral. Todavia, seu uso se aproxima, cada vez mais, da extinção uma vez que as outras modalidades de câmbio vêm conquistando os brasileiros pela série de vantagens que oferecem.
Como características principais podemos citar o seguinte:
Enfim, essas são as principais particularidades dessa modalidade de câmbio e por se tratar de “um velho conhecido” não serão aprofundados os estudos a seu respeito.
Encerro agradecendo pelo tempo que você dedicou para essa leitura bem como convido-lhe para curtir a nossa página: Facebook.com/hellistreinamentos
Hélio Czerny
Instrutor e proprietário da Hellis Treinamento e Desenvolvimento
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