FREQUENTEMENTE RECEBO CONSULTAS A RESPEITO DESSE ERRO QUE SE APRESENTA NO SISTEMA I-MOTION.

O CÓDIGO P175F INDICA A FALTA DE AJUSTE DO PONTO DE CONTATO DA EMBREAGEM, OU SEJA, O KISS POINT.

ESSE PROCEDIMENTO DEVE SER EXECUTADO COM SCANNER E O MOTOR DEVE ESTAR COM A TEMPERATURA ABAIXO DOS 60º.

ENTRETANTO, EM ALGUNS CASOS, MESMO APÓS VÁRIAS TENTATIVAS, INCLUSIVE COM SCANNERS DE MARCAS DIFERENTES, O REPARADOR NÃO CONSEGUE EFETUAR O PROCEDIMENTO DE AJUSTE.

NA MAIORIA DAS VEZES O PROBLEMA ESTÁ NA VÁLVULA EV0 (VÁLVULA DE CONTROLE DA EMBREAGEM) QUE NÃO ESTÁ FUNCIONANDO ADEQUADAMENTE E, PORTANTO, IMPEDE QUE O SISTEMA CONSIGA EFETUAR A CALIBRAGEM.

CONTUDO, OUTROS FATORES PODEM IMPEDIR O CORRETO APRENDIZADO DA EMBREAGEM, TAIS COMO:

  • SUJEIRA NO ROBÔ (CAUSA MAU FUNCIONAMENTO DAS VÁLVULAS);
  • FOLGA AXIAL DO VIRABREQUIM EXCESSIVAMENTE ALTA;
  • DESGASTE DO TUBO GUIA DO ROLAMENTO DA EMBREAGEM (PRINCIPALMENTE SE CAUSAR TRAVAMENTO PARCIAL OU TOTAL DO ROLAMENTO);
  • PONTO DE CONTATO ALTO (ALGUNS SCANNERS NÃO PROGRAMAM A EMBREAGEM NESSA CONDIÇÃO). NESSE CASO, SE TUDO ESTIVER FUNCIONANDO ADEQUADAMENTE, O REPARADOR DEVERÁ DAR PARTIDA NO MOTOR, DEIXÁ-LO FUNCIONANDO POR 10 SEGUNDOS E DESLIGÁ-LO. ESSE PROCEDIMENTO DEVERÁ SER REPETIDO ENTRE 20 E 40 VEZES, APROXIMADAMENTE. ISSO FARÁ COM QUE O PONTO DE CONTATO BAIXE (REPITO, SE TUDO ESTIVER DE ACORDO).